Manual de Exegese
  • Manual de Exegese

Manual de Exegese, de Júlio Zabatiero, é certamente uma obra singular, bem diferente de todas as excelentes opções já publicadas. Nesta obra, Júlio mostra o que é fazer teologia. Ao aplicar os preceitos da semiótica e da análise dos discuso na interpretação das Escrituras, oferece um jeito novo de fazer exegese/hermenêutica.

Júlio propõe um método que pode ser usado igualmente para leituras técnicas, homiléticas e devocionais. Ele não se prende à ordem do hábito acadêmico de interpretação bíblica; o estudante pode começar com a exegese ou com a hermenêutica, o que para o autor são termos intercambiáveis, já que na leitura do texto bíblico ambas são feiras simultaneamente (as distinções são metodológicas e didáticas).

Júlio percebe a tarefa da exegese não como a compreensão do sentido do texto, mas nos sentidos da ação no texto e a partir do texto. O manual integra as três grandes tendências da leitura: a que se baseia na intenção do autor/autora, na intenção da obra e na intenção do leitor/leitora.

Mesmo quem já dispõe de bons recursos de exegese, terá nesse manual um importante contraponto no estudo da interpretação bíblica. 

Informações Completas
Quantidade de Páginas 159
ISBN 978-85-7742-016-2
Autor Julio Zabatiero

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom
  • Modelo: Livro

  • Disponibilidade: Esgotado
  • de: R$39,90

    por: R$25,90